Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Educação financeira: Caça ao Tesouro mobiliza mais de 2 mil estudantes

29 de Maio de 2023

Educação financeira: Caça ao Tesouro mobiliza mais de 2 mil estudantes

Aprox. 3 min de leitura

Segunda edição foi realizada pela Sicredi Serrana durante a 10ª Semana ENEF. Movimento envolveu 88 professores e centenas de crianças da área de atuação da Cooperativa no RS.

Uma ação que inspira a busca pelo conhecimento, aliando aprendizado e muita diversão. Assim foi a Caça ao Tesouro, uma iniciativa de educação financeira idealizada a partir da intercooperação entre Sicredi Serrana, Sicredi Ouro Branco e Sicredi Integração. Em sua segunda edição, o movimento integrou a programação da Cooperativa durante a 10ª Semana ENEF, realizada de 15 a 21 de maio. 

Este ano, a Caça ao Tesouro contou com o apoio e mobilização de 88 professores, distribuídos em 28 espaços escolares, na área de atuação da Sicredi Serrana no Rio Grande do Sul. No total, 2.060 estudantes dos 5°s ano do Ensino Fundamental participaram do movimento. Em cada uma das missões, as crianças se aventuraram em desvendar um mistério, ao mesmo tempo em que aprenderam a desenvolver uma vida financeira sustentável.

O movimento Caça ao Tesouro, criado em 2021, é realizado nas escolas que integram o Cooperação na Ponta do Lápis – programa de educação financeira da Sicredi Serrana. Cada estudante recebe um lápis para participar de atividades interativas, anotar conhecimentos e ir em busca de diversas pistas. Entre as atividades está a confecção de um óculos de papel. A ideia é que o estudante passe a usar as novas lentes da educação financeira, para terem um olhar mais cuidadoso com o dinheiro.

Quer saber qual é o tesouro encontrado ao final? André Luis Thums e Julia Elisabeth Marx Tagliari, assessores de programas sociais da Sicredi Serrana, desvendam este enigma e avaliam a edição de 2023. “A dinâmica da Caça ao Tesouro inspira a busca pelo conhecimento sobre educação financeira, e este é o maior tesouro e legado de toda a ação. Os números deste ano nos orgulham, principalmente pelo engajamento e apoio de todos os professores. Juntos, cooperamos para transformar a relação com o dinheiro de centenas de crianças e jovens”, afirmam. 

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e acontece anualmente com a finalidade de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira, promovendo ações e iniciativas gratuitas que possam colaborar com a disseminação do conhecimento sobre educação financeira para jovens e adultos. A Sicredi Serrana está aqui para apoiar você na sua vida financeira. Sempre que precisar, nos contate na agência ou pelo WhatsApp (51) 3358 4770.

LEIA TAMBÉM