Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

10ª Semana ENEF: as 3 lições essenciais sobre dinheiro, por Eduardo Amuri

23 de Maio de 2023

10ª Semana ENEF: as 3 lições essenciais sobre dinheiro, por Eduardo Amuri

Aprox. 5 min de leitura

A convite da Sicredi Serrana, o especialista em educação financeira falou sobre o assunto em palestra on-line, reunindo mais de 600 pessoas.

A Sicredi Serrana promoveu nesta quarta-feira, 17 de maio, a palestra “Vamos falar sobre dinheiro?”, com Eduardo Amuri. A convite da cooperativa, o especialista em inteligência financeira compartilhou técnicas, dicas e estratégias capazes de auxiliar no planejamento financeiro. O encontro on-line, que reuniu mais de 600 pessoas, fez parte da programação da Serrana durante a 10ª Semana ENEF, que seguiu até 21 de maio. 

Além de consultor, Eduardo Amuri realiza cursos, palestras, projetos na área e é autor dos livros Dinheiro Sem Medo e Finanças Para Autônomos. Em 2022, criou a Nossa, uma escola para planejadores financeiros. Com um jeito acessível e bem pé no chão, ele consegue conectar a realidade de diferentes pessoas com os ensinamentos sobre educação financeira. Falar sobre dinheiro, sempre que possível, é o alicerce de sua teoria. “Quando a gente conversa sobre um assunto, a gente aprende mais naturalmente sobre ele. A gente precisa sentir liberdade para falar de grana com as pessoas”, explicou.

Não conseguiu acompanhar a palestra? Separamos três lições essenciais do Eduardo Amuri que você precisa saber. 

1)    Fale sobre dinheiro 

Como mencionamos, falar sobre dinheiro é a mensagem mais importante de Amuri. Ele propõe um desafio: “Faça um teste, comente sobre dinheiro em um jantar, com pessoas conhecidas ou não. Coloque o assunto na mesa! Você vai perceber que as pessoas vão ter vontade de compartilhar as suas experiências”.  Segundo Amuri, falar de dinheiro não é falar apenas sobre números, ou seja, é falar sobre objetivos, desejos, angústias ou medos. “É um assunto que faz parte da nossa vida inteira. Precisamos falar sobre dinheiro se queremos ter uma relação mais saudável com ele. Sei que é difícil conversar com pessoas próximas, mas quando damos um primeiro passo a gente desbloqueia essa trava. Com o tempo fica natural, basta começar”. 

2)    Planejamento financeiro precisa ser simples

Quando pensamos em planejamento financeiro, associamos com planilha, dor e sofrimento. Para Amuri, não é nada disso. “Na verdade, o planejamento é uma ferramenta que a gente vai utilizar para tomar decisões melhores. É muito comum que as pessoas comecem e depois de alguns dias larguem. Na maior parte das vezes os planejamentos não duram porque não são simples o suficiente. Planejamento bom é planejamento simples”, afirmou. E por que precisa ser simples? A resposta também é simples: ele precisa funcionar sempre, precisa ser útil, mesmo em uma semana de caos. “Se você tiver um planejamento complicado demais, existe uma chance imensa de deixá-lo de lado. Para saber se ele é simples, é só tentar explicar em dois minutos para qualquer pessoa. Planejamento precisa olhar para frente. O básico funciona!”. 

3)    Automatize contas fixas e investimentos 

A terceira lição de Amuri é automatizar ações benéficas, isto é, colocar em débito automático contas fixas e programar investimentos. Desta forma, fica menos doloroso pagar contas e até investir. “O seu eu do futuro vai agradecer. Você esquece que o dinheiro sai da conta. Automaticamente vai para investimentos ou para pagar o que é essencial para você. Dessa forma você faz uma formação de patrimônio automatizada”. De acordo com Amuri, quando automatizamos a formação de reserva, seja ela de emergência, para viajar ou outro motivo, apostamos na conveniência. “Sempre inicie com um valor menor do que você acha que é a sua capacidade. Sugiro começar com um valor bem conservador nos primeiros meses, pois queremos que dê certo. Depois vá aumentando. A automatização é para separar o dinheiro da gente mesmo. A grana fica guardada e você consegue se planejar melhor”. 

E aí, gostou das dicas? Essas são apenas as principais que separamos para você. Durante a palestra, Eduardo Amuri trouxe vários exemplos, simulações e hacks para ajudar você no dia a dia. Assista a palestra completa clicando aqui.  

Aprenda com os especialistas da Sicredi Serrana

Você sabia que pode estar deixando de alcançar a sua independência financeira por não saber se organizar? Mude a sua forma de lidar com o dinheiro aprendendo com os nossos especialistas. Participe de uma de nossas turmas do curso de educação financeira. A formação é gratuita, totalmente on-line e disponível para toda comunidade. Clique aqui e garanta sua vaga no curso que irá mudar a sua forma lidar com o dinheiro.   

Sobre a Semana ENEF

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e acontece anualmente com a finalidade de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira, promovendo ações e iniciativas gratuitas que possam colaborar com a disseminação do conhecimento sobre educação financeira para jovens e adultos. A Sicredi Serrana está aqui para apoiar você na sua vida financeira. Sempre que precisar, nos contate na agência ou pelo WhatsApp (51) 3358 4770