Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

8 erros que você investidor não pode cometer – descubra quais são eles

24 de Agosto de 2023

8 erros que você investidor não pode cometer – descubra quais são eles

Aprox. 5 min de leitura

O universo dos investimentos é amplo, cheio de possibilidades, com muitas opções para todos os perfis de investidor e produtos novos surgindo a todo momento. Quanto mais você conhece outras experiências e compartilha o conhecimento com outros investidores, protege o seu dinheiro e aumenta a chance de fazer suas aplicações renderem mais.

Por isso, listamos os 8 principais erros que todo investidor deve estar atento para não cometer. Seguindo estas dicas, você evita cair em armadilhas.

  1. Aplicar sem respeitar seu perfil de investidor: este é um erro bem comum. Vemos pessoas investindo em renda variável, querendo altos retornos, rápido e sem risco. Não conhece o mercado e na primeira oscilação mais forte, fica com medo e resgata o valor. Um convite para a frustração. Você precisa descobrir qual o seu perfil de investidor e respeitá-lo, para definir suas aplicações com clareza e dormir tranquilo.
  2. Avançar sem conhecer conceitos financeiros básicos: Selic, CDI, Inflação, Diversificação... Esses termos ainda são desconhecidos pra você? Temos um vídeo falando só sobre isso aqui no canal. Para ser um investidor que colhe resultados, é preciso saber o básico, prestar atenção ao mercado e fazer contas. Só depois de ter essa base consolidada, você pode avançar!
  3. Pensamento de curto prazo: o pensamento, quando não é a longo prazo, pode deixar quem investe estagnado, refém da própria carteira. No mercado financeiro, não existe mágica, você não vai ficar rico do dia pra noite! Se você está vivendo apenas o presente, como se não houvesse amanhã, é hora de pensar a longo prazo, com olhar de futuro e para toda a sua carteira. Use o juro composto a seu favor!
  4. Mudar constantemente suas aplicações: Sem estratégia, você se afasta ainda mais da sua independência financeira. O investidor que está sempre movimentando a carteira... resgatando e aplicando pode criar a falsa sensação que está aproveitando oportunidades, mas na prática esse movimento faz a carteira ser menos eficiente. Lembre-se que a cada resgate você paga imposto, corretagem, taxas.. Seja fiel a sua estratégia. Ela exige foco e determinação, mas no final, traz mais resultado.
  5. Colocar toda grana em um único investimento: quando você não diversifica a sua carteira de investimentos, corre mais riscos. É como a frase clássica do universo dos investimentos: “Não coloque todos os ovos em uma única cesta”. A diversificação é uma ferramenta para melhorar o desempenho da sua carteira de investimentos, porque você aumenta o potencial de rentabilidade e reduz o risco da sua carteira.
  6. Excesso de ganância: Esse erro acontece muito com quem pula etapas. Investir não é sinônimo de enriquecer e nem de ganhar muuuito dinheiro muito rápido. Algumas pessoas acabam entrando no mercado de investimentos com esse foco, e arriscam demais. Invista de forma segura, um passo de cada vez. Considere também os erros que acabamos de falar: não colocar toda grana em um único investimento, pensamento de curto prazo, não respeitar o seu perfil tem a ver com excesso de ganância... fica esperto.
  7. Não estudar sobre investimentos: o resultado de um bom investimento está no seu conhecimento e na estratégia que você vai adotar. Estudar sobre o mercado de investimentos é fundamental para o sucesso. Não caia na cilada de optar por caminhos mais fáceis, com promessas de ganhos extremamente rápidos. Pesquise sobre produtos, pense e estude sobre aplicações e acompanhe o desempenho da sua carteira.
  8. Falta de disciplina: Quanto antes começar a sua formação como investidor, mais leve é a sua jornada. Quem não usa o tempo a seu favor, tem sua vida financeira prejudicada. Sem constância e disciplina, conquistar a sua meta de longo prazo se torna cansativo. Pense nisso e nesses pilares: determinação, foco e persistência.

Espero que você tenha conseguido compreender um pouco dos erros que podem envolver a caminhada de um investidor. Meu desejo é que você não cometa nenhum desses erros. Conhece alguém que precisa ver esse vídeo? Compartilha! Se você precisar de um apoio na organização da sua carteira de investimentos ou na sua vida financeira, conte com a Sicredi Serrana.