Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Alocação de ativos: saiba quando é a hora de mudar de investimentos

17 de Agosto de 2023

Alocação de ativos: saiba quando é a hora de mudar de investimentos

Aprox. 3 min de leitura

Qual o melhor momento e quanto alocar em cada classe de ativos? Descubra seguindo três etapas simples 

Você sabe quando é a hora de mudar de investimentos? Neste Sicredi Explica, trazemos algumas dicas sobre os principais ativos do mercado, diferentes rentabilidades, com opções para todos os perfis de investidor. É importante observar sempre o objetivo e o olhar do todo da carteira. O desafio é identificar oportunidades de mudar. 

Existe um conceito no mundo dos investimentos chamado alocação de ativos. Em média 90% do desempenho de uma carteira de investimentos no longo prazo é determinado pela alocação de ativos. Na prática, alocar ativos quer dizer o quanto investir em aplicações de Renda Fixa, quanto irá para crédito privado, renda variável ou fundos de investimentos. Como saber quanto deve alocar em cada classe de ativos? São três etapas simples para seguir:

Perfil do investidor

Responder o questionário de análise do perfil do investidor ajuda na definição da estratégia de alocação da sua carteira. Ao responder o API, o investidor vai refletir sobre questões como nível de tolerância a risco e oscilação, nível de sofisticação ou complexidade das aplicações e a taxa de retorno. Neste momento, você ainda faz uma análise sobre a sua situação financeira e patrimonial atual.

Rentabilidade de ativos

Após realizar a etapa do API, você tem condições de decidir como vai direcionar as suas aplicações e qual o percentual vai ser aplicado em cada tipo de produto. Mas atenção: tenha clareza de qual é o potencial de rentabilidade de cada classe de ativos.

Se o seu perfil de investidor é conservador, por exemplo, imagine uma carteira com 90% do valor total aplicado em renda fixa, como Poupança, CDB, RDC, LCA, Crédito privado (atrelado ao CDI), e 10% da carteira aplicado em ações ou fundo de ações (atrelado ao Ibovespa). A média de desempenho do CDI dos últimos 5 anos foi de 6,33% ao ano e do Ibovespa 8,39% ao ano. É preciso fazer uma média ponderada dos desempenhos destes índices, que seria de 6,54% ao ano.

Voltando, ao considerarmos dez anos, a média ponderada destes índices fica em 8,45% por cento. Se considerar um horizonte de tempo de aplicação de cinco anos, deve esperar um desempenho de, no mínimo, 6,54% ao ano para esta composição de carteira. Se a intenção de aplicação for para um período de dez anos, a referência de desempenho para esta carteira deve ser de 8,45% ao ano.

Rebalanceamento

Deixar o seu dinheiro aplicado por cinco ou dez anos, sem mudar a estratégia da carteira, não é recomendado, por isso o rebalanceamento pode ser necessário. Ao longo do tempo você pode mudar os objetivos. Sua renda pode aumentar ou diminuir, sua estrutura familiar pode mudar. Uma consequência é a sua estratégia de carteira mudar. Ao rebalancear, você mantém a exposição desejada aos riscos envolvidos na aplicação. Apesar do olhar de longo prazo, seus investimentos requerem acompanhamento. E é o acompanhamento, alinhado com seus objetivos, que vai definir se é necessário um rebalanceamento e com que frequência.