Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Aumente o potencial de rentabilidade com diversificação

15 de Agosto de 2023

Aumente o potencial de rentabilidade com diversificação

Aprox. 4 min de leitura

Quer uma carteira de investimentos com alto rendimento e risco reduzido? Descubra os benefícios de diversificar ativos de forma estratégica com a Sicredi Serrana.

“Não coloque todos os ovos em uma única cesta”. Você já ouviu esta frase clássica do universo dos investimentos? Significa que quando você investe em um único produto, corre o risco de deixar o dinheiro parado. Para melhorar o desempenho da carteira de investimentos, a diversificação é o caminho: você aumenta o potencial de rentabilidade e reduz o risco da sua carteira. 

Mas diversificação não é sinônimo de investir em vários ativos aleatórios sem estratégia. Para diversificação ser assertiva, você vai precisar prestar atenção a alguns fatores. Vamos a eles! 

Conheça o seu perfil de investidor

A sugestão de alocação por perfil é o primeiro passo para melhorar a rentabilidade de suas aplicações sem criar preocupações. Neste processo, você vai pensar sobre quais riscos está disposto a assumir e se vai precisar ter ou não o recurso disponível. Mais importante do que conhecer seu perfil, é respeitá-lo. Quando você responde ao questionário de perfil do investidor do Sicredi, você recebe ao final uma sugestão de aplicações, já diversificada conforme o seu objetivo. 

Liquidez, Rentabilidade e Segurança 

O sonho de consumo de todo investidor é uma aplicação que contemple liquidez, rentabilidade e segurança. Mas a vida real do investidor não é assim, sempre será necessário renunciar a um destes fatores. Se o investidor prezar por liquidez, possivelmente vai renunciar a rentabilidade. Se a preferência for por rentabilidade, renuncia a liquidez ou segurança. E se a segurança for o fator principal, é provável que a rentabilidade será afetada. Por isso, a diversificação é importante. 

Ao diversificar a sua carteira, o investidor pode manter a liquidez adequada à sua necessidade e potencializar ao máximo a rentabilidade. Isso tudo assumindo o menor risco possível, conforme seu perfil permite.

Correlação 

Correlação é o quanto as aplicações que você fez se movimentam ou não no mesmo sentido. A correlação vai de -1 até 1. Quanto mais próximo de -1, mais os ativos da sua carteira se movimentam contrariamente quando acontece alguma oscilação. Quanto mais próximo de 1, mais os ativos se movimentam no mesmo sentido. Um exemplo prático de correlação que podemos usar é entre Ibovespa e dólar. No Brasil, quando a bolsa sobe, o dólar cai. O contrário também acontece: quando o dólar sobe, a bolsa cai. Temos uma correlação negativa que em alguns momentos é mais próxima de -1 e em outros nem tanto. A correlação reduz risco e volatilidade da carteira, portanto é um ponto de atenção na hora de diversificar. 

Olhar do todo

Quando você entende a importância da diversificação e começa a aplicar na prática, vai precisar mudar alguns hábitos. Não vai mais poder olhar individualmente para cada aplicação. Se você está respeitando o seu perfil e observa a correlação das aplicações, o próximo passo é acompanhar o desempenho total da carteira, e não separadamente, produto por produto. O olhar do todo de sua carteira mostra que você efetivamente entendeu o conceito e o poder da diversificação.

Agora que você sabe o que é e para que serve a diversificação, entre no aplicativo do Sicredi e explore a parte de investimentos. Lá você pode responder o questionário de perfil do investidor e conhecer melhor as opções de investimento indicadas para iniciar a diversificação. 

LEIA TAMBÉM