Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Método 50-30-20: descubra o que é e como usar na prática

26 de Abril de 2023

Método 50-30-20: descubra o que é e como usar na prática

Aprox. 3 min de leitura

A Sicredi Serrana explica como impulsionar a sua vida financeira a partir de uma regra simples e acessível.

Quando pensamos em realizar um planejamento financeiro, logo buscamos ferramentas capazes de auxiliar esse processo. A Sicredi Serrana traz para você uma técnica bastante conhecida que pode facilitar todo esse processo. Conheça o método 50-30-20 que será capaz de impulsionar a sua vida financeira a partir de uma regra simples e bem acessível.

Mas antes da gente começar, um ponto importante: se você chegou por aqui no blog da Sicredi Serrana hoje a partir desse conteúdo, saiba que temos muitos materiais sobre educação financeira, afinal, este é um assunto essencial para a Cooperativa. Sugerimos que, depois de ler esse conteúdo, você percorra alguns outros posts como esse aqui.

Agora vamos lá! 

O que é 50-30-20?

Você já ouviu falar dessa regra, mas achou muito complicado? Este é um método que indica que você divida a sua renda líquida mensal em três partes. A técnica vai indicar uma sugestão para a distribuição da sua renda, sugerindo a melhor forma de utilizarmos o dinheiro.

Como assim?

Para aplicar, você vai precisar seguir a seguinte regra: 50%, 30% e 20%. Isso significa que você vai precisar dividir a sua renda em necessidades, desejos pessoais e pagamento de dívidas e poupança (reserva financeira). 

O cálculo fica assim:

- 50%: despesas fixas

- 30%: despesas variáveis

- 20%: reserva financeira

Dessa forma você divide os gastos e equilibra suas finanças, a partir de categorias essenciais, pessoais e ainda pensando no futuro.

Como distribuir?

Primeiro, você vai ter que saber qual é a sua renda e ter listado todos os gastos fixos. Em seguida, é só distribuir nas categorias. Para auxiliar você, separamos alguns exemplos.

Em despesas fixas, considere: aluguel; alimentação; educação; saúde; contas de água e luz; conta de celular; transporte, enfim, tudo que faz parte da sua rotina e aparece com recorrência. Aqui os gastos vão variar conforme a sua necessidade e estilo de vida. 

Nos gastos variáveis, você via considerar gastos supérfluos, ou seja, aqueles gastos que trazem satisfação imediata, mas que sem controle, podem prejudicar o seu controle financeiro. Aqui você tem que levar em conta o equilíbrio entre seus ganhos e gastos, compras no cartão de crédito e o consumismo sem planejamento. Outros exemplos são: viagens; serviços de streaming; restaurante; lazer e compra de itens não essenciais. 

Por fim, você precisa pensar em investir. Nesta categoria, o objetivo é construir a sua reserva financeira. Já sabe como organizar a sua? Se você tiver dúvidas, tem um post especial sobre isso. Clique aqui para ler. Nesse ponto, o indicado é que você dê preferência para quitar dívidas. Depois, inicie a sua reserva e faça investimentos para fugir de imprevistos e poder ter uma saúde financeira mais segura. 

Gostou do método 50-30-20? Ele é um dos modelos mais simples para você se organizar. Além de manter as contas em dia, você irá conseguir evitar dívidas e ainda poupar uma parte da sua renda. Se precisar de um apoio na sua organização financeira, conte com a experiência de nossos especialistas.

LEIA TAMBÉM