Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Não gaste seu 13º salário antes de ler isso

28 de Novembro de 2022

Não gaste seu 13º salário antes de ler isso

Aprox. 4 min de leitura

A Sicredi Serrana orienta você sobre a melhor forma de administrar o dinheiro extra com eficiência e sabedoria. 

O 13º salário faz a diferença no seu orçamento de final de ano? Se você trabalha em regime CLT, sabe que esse dinheiro extra é sempre bem-vindo. A primeira parcela do décimo terceiro em 2022 será paga até 30 de novembro e a segunda parcela até 20 de dezembro. As empresas que optaram em realizar o pagamento em uma parcela, têm prazo até 30 de novembro. 

Antes de começar a fazer contas e planos, o ideal é analisar bem para não agir por impulso. Não é proibido fazer compras! Tudo vai depender do seu momento de vida, situação financeira e sonhos. Se você tem muitas dúvidas de como pode administrar o valor, a Sicredi Serrana auxilia você. Abaixo, listamos os principais caminhos para usar o 13º da melhor forma.

Para quitar dívidas: se você acabou acumulando algumas contas em 2022 e os boletos se transformaram em dívidas, use o 13º para quitá-las. Foque no pagamento dos valores mais caros e que possuem os juros mais elevados. A época é excelente para renegociar os débitos e organizar melhor as despesas – tudo para começar 2023 com o saldo positivo. 

2023 está logo ali: está com as finanças em dia? Excelente! Só não esqueça que 2023 está chegando e com ele os gastos extras como IPTU, IPVA, matrícula da faculdade ou compra de material escolar para as crianças. O dinheiro extra é uma boa alternativa para esses gastos fixos, deixando sua vida financeira mais organizada e tranquila.

Reserva de emergência! Se todos os gastos de janeiro estão no seu radar, o momento é de investir na sua reserva de emergência. Ela é fundamental para ser usada em situações de imprevistos, como um carro ou eletrodoméstico que quebrou. Dessa forma, você evita pedir dinheiro emprestado ou ficar sem resolver o seu problema por falta de recursos. 

Investimentos: se você acompanha os nossos conteúdos sobre educação financeira, provavelmente já deve estar com a reserva de emergência garantida. A sugestão para você é guardar o valor do 13º da melhor forma, ou seja, investindo. Algumas opções de aplicações são aquelas que possuem alta liquidez, se você precisar sacar o dinheiro em qualquer dia, como Poupança, Renda Fixa e CDB’s de liquidez diária. Se você já tiver sua reserva de emergência e outros valores aplicados em alta liquidez, existem opções com maior rendimento, mas menor liquidez, ou seja, o valor ficará por mais tempo aplicado. Fale com seu gerente ou consulte o nosso simulador clicando aqui.

Compre à vista: como falamos no início do post, você não está proibido de gastar. Se as finanças estão organizadas, pode pensar em utilizar o dinheiro para os presentes de Natal. Uma parte do seu 13º salário pode ser destinada para as compras de final de ano, mas procure estabelecer um limite e avalie critérios de necessidades. E o mais importante: pague à vista! Nessa época, as lojas concedem maior desconto e você evita o parcelamento. 

A melhor forma de dar um destino certo ao seu 13º salário é agir com cautela. Que tal iniciar hoje o seu planejamento financeiro? Se você precisar de um apoio nessa organização, conte com a Sicredi Serrana.