Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Selic cai para 13,25% ao ano e surpreende mercado

03 de Agosto de 2023

Selic cai para 13,25% ao ano e surpreende mercado

Aprox. 3 min de leitura

Banco Central reduz taxa básica de juros em 0,50 pontos percentuais. Entenda como a redução impacta o seu dia a dia e investimentos. 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) iniciou o tão aguardado ciclo de redução da taxa básica de juros, a Selic. Após quinta reunião do ano, realizada nesta quarta-feira, 2 de agosto, a Selic caiu 0,50 pontos percentuais, surpreendendo grande parte do mercado e ficando em 13,25% ao ano. A expectativa dos especialistas é que a Selic encerre 2023 em 12% ao ano.

O período de aperto monetário começou em março de 2021 e seguiu até agosto de 2022 – desde então, a Selic registrava o patamar de 13,75%, ou seja, um ano sem alterações. O nível foi o mais alto registrado desde o início de 2017, com efeitos visíveis na desaceleração da economia. Este é o primeiro corte desde agosto de 2020, quando os juros foram reduzidos de 2,25% para 2% a.a.. No entanto, a previsão é de que a Selic não fique estagnada em 13,25%, pois são esperados novos cortes nas próximas reuniões do Copom. 

A forte queda da inflação e os dados positivos dos últimos três meses seguramente influenciaram na decisão. Os riscos fiscais têm se atenuado e o ambiente externo também mostra cada vez mais favorabilidade. Além disso, a aprovação da reforma tributária, arcabouço fiscal e o desfecho da última reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) foram fatores que reforçaram a tomada de decisão pelo corte da taxa. 

Oportunidades para o investidor

A decisão impacta a vida dos brasileiros de duas maneiras: diminuindo o custo de crédito e o rendimento de aplicações em renda fixa. Para os investidores, o momento é de oportunidades. 

Em renda fixa pós-fixada, considerando um horizonte de 12 meses, a projeção é uma Selic média em torno de 11%, o que ainda uma boa rentabilidade. Quem opta por Fundos de Inflação, vai perceber que há espaço para capturar um movimento de marcação a mercado, com expectativa de rentabilidade atrativa, apesar do movimento de redução ter iniciação apenas no final do primeiro semestre. 
Cenário positivo de taxa Selic e inflação aparecem como bons ventos para quem investe em renda variável, como a Ibovespa. Esta é uma excelente oportunidade para quem quer diversificar a carteira e aproveitar ações com bom potencial de ganho ao longo do ciclo de baixa da Selic. 

Quer saber mais sobre renda variável, renda fixa e diversificação? Estes são alguns dos assuntos do Sicredi Explica, um projeto especial da Sicredi Serrana para descomplicar a sua vida financeira. A primeira temporada já está disponível e é especial sobre investimentos! Para assistir clique aqui ou acesse o canal da Cooperativa no YouTube.

Na Sicredi Serrana, você tem todas as opções de investimento, da renda fixa a variável, de ETF's a fundos imobiliários. Você encontra a carteira de investimentos ideal para seu perfil, momento de vida e objetivos. Se precisar de um apoio para iniciar a sua jornada no mercado de investimentos, procure nosso time de especialistas e conte com a gente para fazer o seu dinheiro render um mundo melhor. 

LEIA TAMBÉM