Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Seja bem-vindo ao site da Sicredi Serrana

Gestão do tempo: técnicas testadas e aprovadas para otimizar o seu dia

21 de Outubro de 2022

Gestão do tempo: técnicas testadas e aprovadas para otimizar o seu dia

Aprox. 5 min de leitura

Separamos dicas que podem ser aplicadas tanto na sua vida pessoal quanto no ambiente corporativo, deixando o clima organizacional mais leve e seu dia a dia mais organizado

Você sente que o dia passou muito rápido? Está difícil organizar as tarefas e muitas vezes se vê sobrecarregado? A gente entende você. As rotinas mais agitadas podem influenciar no rendimento e na sensação de que estão faltando horas no seu dia. Para deixar sua semana mais leve, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, é preciso fazer uma boa gestão do tempo.

O que é gestão do tempo?

É um conjunto de técnicas que podem ajudar você a melhorar e aprimorar a realização de tarefas, sem perder a produtividade e a eficiência. Quando você administra melhor o seu tempo, automaticamente o seu rendimento melhora. Dessa forma, você contribui com a elevação do seu bem-estar e da felicidade plena. A ideia não é estar produzindo em todos os minutos. Veja bem: o objetivo é adotar processos e ferramentas que vão ajudar você no cumprimento de atividades, projetos e planos, cumprindo o prazo estabelecido e com resultados que sejam adequados para você. Sem sofrimento!

6 dicas essenciais

Agora que você já sabe o que é gestão do tempo, conheça 6 técnicas testadas e aprovadas que vão melhorar o seu dia. As dicas que separamos podem ser aplicadas tanto na sua vida pessoal quanto no ambiente corporativo, deixando o clima organizacional mais leve e seu dia a dia mais organizado. 

1)    Técnica Pomodoro: essa técnica ajuda você a trabalhar em intervalos de tempo curtos, intercalando sempre com um período de descanso. É uma técnica bem útil, porque encoraja momentos de descanso regulares, favorecendo a motivação que seu cérebro necessita. Para aplicar essa técnica, você vai precisar de um temporizador e sua lista de pendências: a cada 25 minutos, trabalhe exclusivamente em uma tarefa, e quando o tempo acabar, descanse por cinco minutos. Repita o processo por quatro vezes e depois faça um intervalo maior de até 30 minutos. 

2)    Método Engolir o Sapo (Eat that Frog): esse conceito foi desenvolvido pelo empresário Brian Tracy em seu livro “Eat that frog” que recomenda que você comece a manhã pela tarefa mais difícil do dia, ou seja, engolindo seu sapo. O objetivo é enfrentar tarefas grandes e difíceis primeiro, deixando as tarefas menos importantes ou pouco urgentes para depois.    

3)    Princípio de Pareto: se engolir o sapo como primera tarefa do dia não é muito atraente para você, considere testar a estratégia Pareto para gestão do tempo. A técnica encoraja a conclusão de tarefas rápidas para tirá-las logo do seu caminho. Isso faz com que aumente a sensação de produtividade e a motivação. Também conhecida como regra 80/20, o método orienta que você despenda 20% do tempo em 80% do trabalho, ou seja, quando conclui 80% das tarefas, desocupa o dia para lidar com os 20% dos trabalhos restantes.

4)    Modo Avião ativado: ficar alternando entre aplicativos, notificações e tarefas dificulta o foco e o fluxo de trabalho. Sempre que for possível, desligue as notificações ou use o recurso de não perturbe temporariamente. No celular, a ideia é que você ative o “modo avião” para poder mergulhar em atividades que exigem concentração. Não significa que você vai ficar incomunicável para sempre, mas apenas temporariamente indisponível.   

5)    Menos é mais: fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode parecer um exercício de produtividade, mas não é. Na gestão do tempo, quando você realiza múltiplas tarefas você está forçando seu cérebro a alternar rapidamente entre elas, e nem sempre isso ocorre de forma rápida. Toda vez que você alterna entre atividades, seu cérebro precisa se reorganizar, encontrando informações e o contexto da tarefa. Quando você estabelece um fluxo, consegue realizar seu trabalho de modo mais eficiente, porque seu cérebro foca apenas numa tarefa de cada vez.

6)    Descanse: é preciso estar bem para fazer o bem. Lembre-se disso! Esgotado ou com sobrecarga você não vai conseguir concluir nenhum projeto. O melhor que você pode fazer por você é descansar. Nosso instinto é nos esforçarmos ainda mais quando bate aquela sensação de demandas atrasas. Saiba que o seu cérebro precisa de tempo para descansar e recarregar as energias. Faça pausas entre uma tarefa e outra. Quando for o momento de descansar, aproveite da melhor forma, mesmo que seja para ir pegar um café, fazer um alongamento ou conversar com um colega. 

Já que você investiu alguns minutos do seu dia para ler esse conteúdo, que tal colocar em prática os ensinamentos agora mesmo? Pronto para praticar? 

Não deixe para depois e conte com a Sicredi Serrana!