Devo usar o cheque especial? 5 perguntas para você fazer antes de decidir
11 de Agosto de 2023
O cheque especial é um aliado para a sua vida financeira, mas deve ser usado com cuidado. Saiba como!
Está pensando em usar o cheque especial e não sabe se é uma boa alternativa? O cheque especial é um limite de crédito disponível em conta corrente – um apoio de recursos garantidos para as suas necessidades, mesmo que inesperadas. Ele está disponível para cooperar com a sua vida financeira, sem exigência de garantia. Se a sua conta está sem saldo e você quer utilizar essa alternativa, alguns questionamentos financeiros são importantes. A Sicredi Serrana separou cinco perguntas para você se fazer antes de utilizar o cheque especial. Vamos lá?
1) Estou passando por uma emergência?
Apesar de vários benefícios, é preciso lembrar que o cheque especial é uma linha de crédito com juros um pouco mais altos se compararmos com outros disponíveis. Por isso, só deve ser utilizado por você em ocasiões emergenciais.
2) Como está a minha reserva de emergência?
Este é um bom momento para você refletir sobre o seu planejamento financeiro. A reserva de emergência, como o nome já diz, é essencial para momentos de imprevistos, quando o gasto que você vai ter não estava planejado. É uma alternativa para quem busca a organização financeira. Clique aqui para saber como montar a sua.
3) O cheque especial já faz parte do meu orçamento mensal?
Todos os meses você acaba recorrendo ao cheque especial? Saiba que incorporar o limite disponível como parte da sua renda é um erro comum e que precisa ser evitado. Quando você já conta com o recurso, condiciona o seu pensamento a gastar mais do que o orçamento permite – a sua dívida pode se transformar em uma bola de neve muito difícil de ser paga.
4) Por quanto tempo vou utilizar?
Em função dos juros, o cheque especial só deve ser utilizado por períodos curtos, de preferência menores que 30 dias. Se o prazo for maior que este, busque alternativas de crédito para conseguir o dinheiro. A Sicredi Serrana conta com diversas possibilidades, que se adaptam ao seu perfil, com taxas e condições de pagamento diferenciadas.
5) Tenho dívidas?
Se você está acumulando dívidas, pense antes de utilizar este saldo extra. Quando a falta de controle das finanças e os imprevistos se encontram, sua saúde financeira pode ficar comprometida. O mau uso do cheque especial pode confundir você – tenha clareza que o dinheiro incorporado no seu saldo não é seu. Se usar, terá que devolver, pagando juros, então é melhor não usar. Organize a sua vida financeira antes. Temos um conteúdo especial para você. Clique aqui para acessar.
Para quem não possui dívidas e vai utilizar o recurso por pouco tempo, o cheque especial é um aliado. Você utiliza o valor disponível através dos canais de atendimento, para saque, transferências, pagamentos, e muito mais. Conte com os nossos especialistas para este apoio.